Perguntas frequentes

Pesquisar

Informações Gerais
O que é a Bookerfield?

A Bookerfield é uma editora especializada na publicação em e-books científicos, de acesso gratuito, livre e irrestrito. Contamos com um Corpo Editorial de mestres e doutores de todas as áreas do conhecimento. Entre os nossos serviços prestados está incluído o suporte editorial para Autores de Capítulo e Organizadores de livro.

A Bookerfield possui Conselho Editorial?

Sim. Todos os membros do nosso Conselho Editorial são mestres e doutores. A relação dos nossos Conselheiros Editoriais está disponível em nosso site.

Apresentei um artigo em Congresso e em revista indexada. Se eu publicar o mesmo artigo em e-book, configura autoplágio?

Não! No portal da Scielo, encontramos que: “[…] O percurso natural de um texto científico de boa qualidade é ser publicado em anais de encontro(s) e, na sequência, em um periódico, e ainda transformar-se em capítulo de livro. Esse percurso não implica em conduta ética inadequada do autor, desde que respeitadas as regras do periódico e da Editora do livro, relacionadas com direitos autorais”. Fonte: Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000400001. Acesso em: 05 fev. 2020. Assim, não há qualquer restrição na publicação do seu trabalho apresentado em Congresso em nosso e-book, desde que atendidas as nossas normativas editorias.

Reúna capítulos e seja Organizador de seu livro
Qual o número mínimo e máximo de páginas para um artigo?

Cada artigo deve possuir entre 6 a 15 páginas.

Qual a quantidade máxima de autores por capítulo?

São aceitos até 8 (oito) autores por capítulo, salvo casos excepcionais.

Quantos artigos irão compor o e-book?

São necessários, no mínimo, cinco artigos por livro.

Como devo proceder caso o meu artigo tenha mais de 15 páginas?

São duas as soluções editoriais mais comuns: a) Sintetizar o conteúdo para que utilize 15 páginas; ou b) Reestruturá-lo em dois artigos independentes, porém complementares. Deste modo, são realizadas duas submissões e paga-se duas taxas. Ao final do título dos artigos, fica inserido o termo Parte I e Parte II, respectivamente. Exemplo: Suponhamos que o artigo com mais de 15 páginas seja intitulado: "Novas diretrizes para o diagnóstico da fibromialgia". Subdividindo o artigo, estes passam a ser intitulados: "Novas diretrizes para o diagnóstico da fibromialgia - Parte I"; e "Novas diretrizes para o diagnóstico da fibromialgia - Parte II".

Submissão e publicação
Possuo um artigo que desejo publicar pela Bookerfield, mas não identifiquei nenhum livro em chamadas abertas. Como devo proceder?

Nós te orientaremos! Envie suas informações e as informações do seu artigo para [email protected].

Ao concordar com a submissão, estou cedendo os direitos autorais do meu artigo para a Bookerfield Editora?

Não. A cessão é apenas para a publicação da obra em questão. Os direitos autorais são reservados ao autor, ou seja, o copyright do texto permanece com o autor. Somente o copyright do e-book pertence a Bookerfield Editora. Todo o conteúdo dos nossos e-books estão licenciados sob uma Licença de Atribuição Creative Commons de Atribuição Não-Comercial, Sem-Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).

O meu artigo será revisado antes da publicação?

Sim. Os artigos devem ser submetidos pelos autores já em sua versão final para que sejam revisados pelo nosso Corpo Editorial.

Qual o trâmite do meu artigo após ser submetido?

Após a confirmação do pagamento das taxas, seu artigo percorre o Processo Editorial, o qual é composto pelas seguintes etapas: a) Escolha dos Organizadores; b) Avaliação Técnica do artigo pelo Conselho Editorial; c) Revisão Ortográfica; d) Revisão de Formatação; e) Capa e Diagramação, f) Obtenção de Registros, g) Revisão Final e Publicação, h) Emissão de Certificados de Autoria.

Existe um contrato para ser assinado na submissão?

Sim! O contrato para “Publicação de Capítulo em E-book” é assinado online quando o autor habilita o campo "Li e concordo" no ato da submissão.

Após a submissão, já posso ter acesso ao DOI e o ISBN?

Não. Tanto o DOI quanto o ISBN são códigos de registro obtidos durante o processo editorial e, portanto, divulgados somente após a publicação por dois meios: 1) Diretamente no livro publicado; 2) No certificado de autoria emitido pela Bookerfield. Este certificado é enviado por e-mail aos Autores e Organizadores no momento da publicação. Os certificados visam comprovar documentalmente a autoria e, após emitidos, ficam disponíveis na Área de Trabalho do usuário.

Avaliação
Como um artigo é avaliado?

O Avaliador avalia o artigo com base em um formulário eletrônico, desenvolvido pela Editora, que quantifica o processo de avaliação atribuindo uma pontuação aos quesitos de interesse. São avaliados: i. Relevância do tema; ii. Título; iii. Objetivos; iv. Consistência; v. Método de pesquisa; vi. Coerência de análises, resultados e conclusão com relação a revisão de literatura; vii. Estrutura, formatação, redação e organização. A pontuação máxima é de 100 pontos; artigos que atingem ou superam 70 pontos tem sua aprovação recomendada ao Avaliador.

Artigos com menos de 70 pontos são recusados?

Cabe apenas ao membro do Conselho Editorial decidir sobre a aprovação ou reprovação de um artigo. O sistema emite apenas uma recomendação ao Avaliador baseada nos pontos obtidos no formulário eletrônico.

Pagamento
Quais são as formas de pagamento da taxa de submissão do artigo?

Nós trabalhamos com todas as formas de pagamento: cartão de crédito (através do PagSeguro), transferência bancária e boleto.

Porque é necessário pagar para publicar meu artigo?

A realização do processo editorial implica em alguns custos. Os periódicos de assinatura, por exemplo, recuperam seus custos de publicação cobrando uma taxa para acessar o conteúdo; outros periódicos, ainda, contam com patrocinadores. Uma vez que o nosso conteúdo é de acesso irrestrito, os custos são superados por meio do pagamento de taxas de processamento de artigos, também conhecidas pela sigla em inglês APCs (Article Processing Charges). Estas APCs são cobradas e variam de acordo com cada editora e periódico. Assim, os custos de publicação são absorvidos sem prejudicar o livre acesso às nossas publicações.

Devo pagar o valor da publicação antes ou depois de publicar?

O pagamento das taxas APCs deve ser efetuado imediatamente após a submissão do artigo na plataforma, pois somente após a confirmação do pagamento se dá início ao processo editorial de avaliação e revisão.

Quanto tempo o sistema leva para reconhecer o pagamento?

Em aproximadamente 48 horas após o pagamento e envio do comprovante, seu artigo mudará para a aba “Pagamento Realizado”. Caso isso não ocorra, favor enviar o comprovante de pagamento para [email protected].

Fiz o pagamento e preciso de uma nota fiscal, o que devo fazer?

A nota fiscal é emitida automaticamente, logo após o pagamento e enviada para o e-mail cadastrado no sistema, em até 24h. Caso precise de ajuda, envie e-mail para [email protected].

Quanto custa para publicar meu artigo?

O custo de publicação de artigo é de R$395,00 podendo ser pagos via cartão de crédito (através do PagSeguro), transferência bancária e boleto.

Autores, Organizadores e Corpo Editorial
Quais são os requisitos para me tornar Organizador de livro?

Para ser organizador de livro, o autor deve cumprir dois requisitos: 1) Atuar na área correlata ao livro e, preferencialmente, ser autor de capítulo do livro; 2) Estar matriculado ou ter concluído Pós-Graduação lato sensu (especialização, residência médica ou MBA) ou stricto sensu (mestrado ou doutorado).

Quantos organizadores pode ter um livro?

Cada livro poderá ter até 4 organizadores, salvo casos excepcionais.

Como se desenvolve a tarefa de Organização do livro?

Os Organizadores selecionados recebem tarefas simples a serem realizadas por meio do sistema da Bookerfield. Eles contam com suporte completo de nossa equipe de processo editorial, tornando o procedimento de organização descomplicado e objetivo.

Quais são os requisitos para me tornar Avaliador membro do Conselho Editorial?

Você deve possuir título de mestrado ou doutorado e necessita apresentar produção científica, a ser consultada pelo Currículo Lattes.

Qual a função de um membro do Conselho Editorial?

O membro do Conselho Editorial pode exercer duas funções: i. Emitir parecer técnico dos artigos submetidos para se tornar capítulo de livro em sua Área do Conhecimento; e ii. Avaliar a candidatura a Organizadores de livro.

Como faço para indicar um pesquisador para ser Organizador proponente?

Basta encaminhar um e-mail para [email protected]

Quero reunir os artigos e Organizar o meu próprio livro. Que facilidades que eu recebo?

Vantagem exclusiva do Organizador proponente: • Isenção de pagamento da taxa de Assessoria Editorial que atualmente é de R$495,00 • Isenção de pagamento de taxa editorial de um capítulo submetidos pelo Organizador; Vantagens exclusivas aos autores convidados pelo Organizador: • 30% de desconto na taxa editorial na submissão de capítulo (O livro deve ter o mínimo de 5 capítulos). Envie email para [email protected] e publique seu livro em até 30 dias.

Pós-publicação
Onde encontro o DOI e o ISBN do e-book publicado e o DOI de cada Capítulo?

Tanto o DOI como o ISBN do livro se encontram na ficha catalográfica localizada na quinta página do livro. O DOI de cada capítulo se encontra no Sumário do livro, junto ao título do capítulo.

Como comprovo a autoria do capítulo ou a organização do livro?

Ao ser publicado, todos os autores e organizadores recebem por e-mail: a) Um certificado comprobatório da publicação, contendo as informações completas da obra para documentar, por exemplo, o currículo Lattes. O documento é emitido pela Bookerfield Editora e conta com validação tanto por codificação algébrica quanto por QR code; b) O livro integral em formato PDF; c) O link para acesso direto e livre ao livro pelo Portal da Bookerfield Editora.

Preciso de uma declaração de publicação, como posso obtê-la?

Quando um livro é publicado pela Bookerfield, um certificado de autoria é automaticamente encaminhado para os autores de capítulo e organizadores do livro. Este certificado contém todas as informações e códigos de registro de autoria, e fica à disposição na Área do Autor/Organizador.

Currículo Lattes
A plataforma Lattes não está reconhecendo você como autor do trabalho atrelado ao DOI

É possível que o nome de citação que você cadastrou no currículo Lattes não seja igual ao que você informou no trabalho. Para resolver esse problema, você pode cadastrar um novo nome de citação no seu Lattes. Para isso, clique em ‘Dados Gerais’ > ‘Identificação’ no menu horizontal. Vai abrir uma janela. No campo ‘Nome em citações bibliográficas’ adicione o nome de citação exatamente igual ao que você informou no seu trabalho atrelado ao DOI, clique em ‘Incluir novo’ e não esqueça de clicar em ‘Salvar’ para validar as atualizações realizadas.

A plataforma Lattes não está reconhecendo o DOI

Pode ser que você esteja colocando alguma informação além do número DOI, como, por exemplo, o link que redireciona à página que o seu trabalho está hospedado. Não é necessário informar a URL do DOI para cadastrá-lo no Lattes, apenas o número DOI é suficiente para que a plataforma Lattes reconheça o seu trabalho.

Publicar em LIVROS ou em REVISTAS indexadas?
Publicar em livro pontua quanto?

A publicação de capítulos e de livros individuais bem como a organização de livros tem atingido pontuações de revistas indexadas de alto impacto. Acontece em situações como concursos públicos, testes seletivos, acesso a programas de mestrado e doutorado, progressão de nível profissional, financiamento de pesquisas etc.

A pontuação em periódicos costuma ter validade de 2 a 3 anos, e os livros?

A pontuação pela publicação de capítulos, livros e organização de livros não expira.

Devo publicar meu trabalho em livro, revista ou Congresso?

É recomendável que o trabalho seja publicado nos três tipos de veículos. No portal da Scielo, encontramos que: “[…] O percurso natural de um texto científico de boa qualidade (dissertação, tese, artigo, relatório de pesquisa) é ser publicado em anais de encontros e, na sequência, em um periódico, e ainda transformar-se em capítulo de livro. Ao percorrer este caminho, o autor deve somente ter o cuidado de respeitar as regras do periódico e da editora do livro, relacionadas com direitos autorais”. Fonte: Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000400001. Acesso em: 05 fev. 2020. Assim, não há qualquer restrição na publicação do seu trabalho apresentado em eventos ou periódico em nosso e-book, desde que atendidas as normativas editorias.

Demora mais publicar em periódico ou em livro?

- artigo em periódico: 6 meses a 2 anos; - capítulos em nossos livros com chamada aberta: até 30 dias após o término da chamada; - livros individuais e coletâneas propostas pelo organizador: até 30 dias da finalização da revisão.

A Bookerfield permite que artigo já publicado em periódico se torne capítulo em seu livro?

Sim, isto tem sido bastante comum, lembrando que o autor deve consultar as normativas editoriais do periódico. Caso não encontre, basta realizar a consulta por e-mail. É rápido e fácil.

Capítulos ou livros publicados pela Bookerfield podem ser publicados posteriormente em periódicos?

Sim, todas as nossas publicações concedem permissão aos autores de publicá-las em periódicos.

Dúvidas? Fale ConoscoImagem de icone Whatsapp