Perguntas frequentes

Pesquisar

Informações Gerais
O que é a Bookerfield?

A Bookerfield é uma editora especializada na publicação em e-books científicos, de acesso gratuito, livre e irrestrito. Contamos com um Corpo Editorial de mestres e doutores de todas as áreas do conhecimento. Entre os nossos serviços prestados está incluído o suporte editorial para Autores de Capítulo e Organizadores de livro.

A Bookerfield possui Conselho Editorial?

Sim. Todos os membros do nosso Conselho Editorial são mestres e doutores. A relação dos nossos Conselheiros Editoriais está disponível em nosso site.

Apresentei um artigo em Congresso e revista indexada. Se eu publicar o mesmo artigo em e-book, configura autoplágio?

Não! No portal da Scielo, encontramos que: “[…] O percurso natural de um texto científico de boa qualidade é ser publicado em anais de encontro(s) e, na sequência, em um periódico, e ainda transformar-se em capítulo de livro. Esse percurso não implica em conduta ética inadequada do autor, desde que respeitadas as regras do periódico e da Editora do livro, relacionadas com direitos autorais”. Fonte: Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000400001. Acesso em: 05 fev. 2020. Assim, não há qualquer restrição na publicação do seu trabalho apresentado em Congresso em nosso e-book, desde que atendidas as nossas normativas editorias.

Normas Editoriais
Qual o número mínimo e máximo de páginas para um artigo?

Seu artigo deve possuir entre 6 a 15 páginas, quando formatado segundo normas da Editora.

Qual a quantidade máxima de autores por capítulo?

São aceitos até 8 (oito) autores por capítulo, salvo casos excepcionais.

Quantos artigos irão compor o e-book?

São incluídos em média 15 artigos por livro.

Como devo proceder caso o meu artigo tenha mais de 15 páginas?

São duas as soluções editoriais mais comuns: a) Sintetizar o conteúdo para que passe a utilizar 15 páginas; ou b) Reestruturá-lo em dois artigos independentes, porém complementares. Deste modo, são realizadas duas submissões e paga-se duas taxas. Ao final do título dos artigos, fica inserido o termo Parte I e Parte II, respectivamente. Exemplo: Suponhamos que o artigo com mais de 15 páginas seja intitulado: "Novas diretrizes para o diagnóstico da fibromialgia". Subdividindo o artigo, estes passam a ser intitulados: "Novas diretrizes para o diagnóstico da fibromialgia - Parte I"; e "Novas diretrizes para o diagnóstico da fibromialgia - Parte II".

Submissão e publicação
Constatei que meu artigo científico pode ser publicado em um e-book da Bookerfield Editora. Como devo proceder?

Você deve acessar o tutorial disponível em www.bookerfield.com/regulamentos Em resumo os passos são os seguintes: i) cadastre-se aqui no site; ii) formate seu artigo atendendo às nossas normas editoriais; iii) reúna os dados dos autores (Nome completo; ID Lattes; email); iv) submeta o artigo no sistema; v) realize o pagamento da taxa APC; vi) aguarde o parecer do avaliador; vii) caso sua área de atuação e produção científica tenham aderência ao tema do livro, candidata-se a Organizador do livro. Caso tenha dúvidas ou necessite de qualquer ajuda, encaminhe um e-mail para [email protected]

Possuo um artigo que desejo publicar pela Bookerfield, mas não identifiquei nenhum livro em chamadas abertas. Como devo proceder?

Nós te orientaremos! Envie suas informações e as informações do seu artigo para [email protected]

Ao concordar com a submissão, estou cedendo os direitos autorais do meu artigo para a Bookerfield Editora?

Não. A cessão é apenas para a publicação da obra em questão. Os direitos autorais são reservados ao autor, ou seja, o copyright do texto permanece com o autor. Somente o copyright do e-book pertence a Bookerfield Editora. Todo o conteúdo dos nossos e-books estão licenciados sob uma Licença de Atribuição Creative Commons de Atribuição Não-Comercial, Sem-Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).

O meu artigo será revisado antes da publicação?

Sim. Os artigos devem ser submetidos pelos autores já em sua versão final para que sejam revisados pelo nosso Corpo Editorial.

Qual o trâmite do meu artigo após ser submetido?

Após a confirmação do pagamento das taxas, seu artigo percorre o Processo Editorial, o qual é composto pelas seguintes etapas: a) Escolha dos Organizadores; b) Avaliação Técnica do artigo pelo Conselho Editorial; c) Revisão Ortográfica; d) Revisão de Formatação; e) Capa e Diagramação, f) Obtenção de Registros, g) Revisão Final e Publicação, h) Emissão de Certificados de Autoria.

Existe um contrato para ser assinado na submissão?

Sim! O contrato para “Publicação de Capítulo em E-book” é assinado online quando o autor habilita o campo "Li e concordo" no ato da submissão.

Após a submissão, já posso ter acesso ao DOI e o ISBN?

Não. Tanto o DOI quanto o ISBN são códigos de registro obtidos durante o processo editorial e, portanto, divulgados somente após a publicação por dois meios: 1) Diretamente no livro publicado; 2) No certificado de autoria emitido pela Bookerfield. Este certificado é enviado por e-mail aos Autores e Organizadores no momento da publicação. Os certificados visam comprovar documentalmente a autoria e, após emitidos, ficam disponíveis na Área de Trabalho do usuário.

Avaliação
Como um artigo é avaliado?

O Avaliador avalia o artigo com base em um formulário eletrônico, desenvolvido pela Editora, que quantifica o processo de avaliação atribuindo uma pontuação aos quesitos de interesse. São avaliados: i. Relevância do tema; ii. Título; iii. Objetivos; iv. Consistência; v. Método de pesquisa; vi. Coerência de análises, resultados e conclusão com relação a revisão de literatura; vii. Estrutura, formatação, redação e organização. A pontuação máxima é de 100 pontos; artigos que atingem ou superam 70 pontos tem sua aprovação recomendada ao Avaliador.

Artigos com menos de 70 pontos são recusados?

Cabe apenas ao membro do Conselho Editorial decidir sobre a aprovação ou reprovação de um artigo. O sistema emite apenas uma recomendação ao Avaliador baseada nos pontos obtidos no formulário eletrônico.

Pagamento
Quais são as formas de pagamento da taxa de submissão do artigo?

Nós trabalhamos com todas as formas de pagamento: cartão de crédito (através do PagSeguro), transferência bancária e boleto.

Porque é necessário pagar para publicar meu artigo?

A realização do processo editorial implica em alguns custos. Os periódicos de assinatura, por exemplo, recuperam seus custos de publicação cobrando uma taxa para acessar o conteúdo; outros periódicos, ainda, contam com patrocinadores. Uma vez que o nosso conteúdo é de acesso irrestrito, os custos são superados por meio do pagamento de taxas de processamento de artigos, também conhecidas pela sigla em inglês APCs (Article Processing Charges). Estas APCs são cobradas e variam de acordo com cada editora e periódico. Assim, os custos de publicação são absorvidos sem prejudicar o livre acesso às nossas publicações.

Devo pagar o valor da publicação antes ou depois de publicar?

O pagamento das taxas APCs deve ser efetuado imediatamente após a submissão do artigo na plataforma, pois somente após a confirmação do pagamento se dá início ao processo editorial de avaliação e revisão.

Meu pagamento é garantia de publicação?

Não. Após o pagamento da taxa APC, o artigo inicia um processo de avaliação técnica e revisão. O artigo poderá ser aprovado após correções ou reprovado. Em caso de aprovação, passa pelas revisões de ortografia e formatação e, só então, é publicado. Porém, salientamos que nosso processo seletivo é rigoroso. Se seu artigo foi selecionado, estamos confiantes de que é de qualidade e será publicado! Além disso, em caso de recusa, o autor responsável pela submissão do artigo receberá da Bookerfield um cupom de desconto integral, de uso único, válido para a submissão de um novo artigo na Editora e validade de 12 meses.

Quanto tempo o sistema leva para reconhecer o pagamento?

Em aproximadamente 48 horas após o pagamento e envio do comprovante, seu artigo mudará para a aba “Pagamento Realizado”. Caso isso não ocorra, favor enviar o comprovante de pagamento para [email protected]

Fiz o pagamento e preciso de uma nota fiscal, o que devo fazer?

A nota fiscal é emitida automaticamente, logo após o pagamento e enviada para o e-mail cadastrado no sistema, em até 24h. Caso precise de ajuda, envie e-mail para [email protected]

Quanto custa para publicar meu artigo?

O custo de publicação de artigo é de R$395,00 podendo ser pagos via cartão de crédito (através do PagSeguro), transferência bancária e boleto.

Autores, Organizadores e Corpo Editorial
Quais são os requisitos para me tornar Organizador de livro?

Para ser organizador de livro, o autor deve cumprir dois requisitos: 1) Atuar na área correlata ao livro e, preferencialmente, ser autor de capítulo do livro; 2) Estar matriculado ou ter concluído Pós-Graduação lato sensu (especialização, residência médica ou MBA) ou stricto sensu (mestrado ou doutorado).

Quantos organizadores pode ter um livro?

Cada livro poderá ter até 4 organizadores.

Como se desenvolve a tarefa de Organização do livro?

Os Organizadores selecionados recebem tarefas simples a serem realizadas por meio do sistema da Bookerfield. Eles contam com suporte completo de nossa equipe de processo editorial, tornando o procedimento de organização descomplicado e objetivo.

Quais são os requisitos para me tornar Avaliador membro do Conselho Editorial?

Você deve possuir título de mestrado ou doutorado e necessita apresentar produção científica, a ser consultada pelo Currículo Lattes.

Qual a função de um membro do Conselho Editorial?

O membro do Conselho Editorial pode exercer duas funções: i. Emitir parecer técnico dos artigos submetidos para se tornar capítulo de livro em sua Área do Conhecimento; e ii. Avaliar a candidatura a Organizadores de livro.

Pós-publicação
Onde encontro o DOI e o ISBN do e-book publicado e o DOI de cada Capítulo?

Tanto o DOI como o ISBN do livro se encontram na ficha catalográfica localizada na quinta página do livro. O DOI de cada capítulo se encontra no Sumário do livro, junto ao título do capítulo.

Como comprovo a autoria do capítulo ou a organização do livro?

Ao ser publicado, todos os autores e organizadores recebem por e-mail: a) Um certificado comprobatório da publicação, contendo as informações completas da obra para documentar, por exemplo, o currículo Lattes. O documento é emitido pela Bookerfield Editora e conta com validação tanto por codificação algébrica quanto por QR code; b) O livro integral em formato PDF; c) O link para acesso direto e livre ao livro pelo Portal da Bookerfield Editora.

Preciso de uma declaração de publicação, como posso obtê-la?

Quando um livro é publicado pela Bookerfield, um certificado de autoria é automaticamente encaminhado para os autores de capítulo e organizadores do livro. Este certificado contém todas as informações e códigos de registro de autoria, e fica à disposição na Área do Autor/Organizador.

Meu artigo foi publicado em um e-book da Bookerfield. Gostaria de inseri-lo no meu Currículo Lattes, mas não sei como/não consigo. Como devo proceder?

Não se preocupe. Caso tenha dificuldades em realizar a inserção no Lattes, solicite um tutorial com o passo a passo para o e-mail [email protected]

Dúvidas? Fale ConoscoImagem de icone Whatsapp