INCREMENTO DE POLINIZADORES EM CULTIVOS DE TOMATE: UM RELATO DE CASO COM A INTRODUÇÃO DE NINHOS DE MANDAÇAIA (Melipona quadrifasciata Lepeletier)

Imagem do livro Estudos Avançados em Conservação e Biodiversidade
Título: INCREMENTO DE POLINIZADORES EM CULTIVOS DE TOMATE: UM RELATO DE CASO COM A INTRODUÇÃO DE NINHOS DE MANDAÇAIA (Melipona quadrifasciata Lepeletier)
DOI: 10.53268/BKF22080404
As abelhas se destacam como principais polinizadores de culturas agrícolas e de ambientes naturais. Em cultivos, caso ocorra de forma eficiente espera-se um aumento na qualidade dos frutos produzidos. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi analisar o efeito do incremento de polinizadores em um cultivo de tomate, utilizando Melipona quadrifasciata como objeto de estudo. Para tanto, o efeito da visitação de abelhas na produção e na qualidade dos frutos do tomateiro foi avaliado antes e após a introdução de ninhos de M. quadrifasciata na área de cultivo. O número de sementes dos frutos foi maior após o incremento de polinizadores. Para verificar se as operárias de M. quadrifasciata visitaram o cultivo, foram realizadas análises da massa polínica armazenada nas colônias e o resultado foi positivo, ou seja, as mandaçaia coletaram no tomateiro. A partir desse estudo conclui-se que M. quadrifasciata apresenta grande potencial para a polinização do tomateiro em cultivo aberto, mas que para que a introdução das colônias seja possível é necessário repensar o manejo tradicionalmente utilizado nessa cultura.
  • BÁRBARA MATOS DA CUNHA GUIMARÃES
  • FERNANDA HELENA NOGUEIRA FERREIRA

Outros catálogos

Dúvidas? Fale ConoscoImagem de icone Whatsapp